50 Maneiras de Você Perder Peso de Forma Natural e Saudável!

50 Maneiras de Você Perder Peso de Forma Natural e Saudável!

O tema deste E-book é sobre perder peso, mas também funciona como um guia sobre como viver um estilo de vida saudável. Este e-book vai mudar sua vida!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Por que a dieta cetogênica é boa para você?

Por que a dieta cetogênica é boa para você?

Uma dieta cetogênica é um plano alimentar focado em alimentos que fornecem muitas gorduras saudáveis, quantidades adequadas de proteínas e muito poucos carboidratos.

O objetivo é obter mais calorias da gordura do que dos carboidratos.

A dieta funciona esgotando o corpo de suas reservas de açúcar. Como resultado, ele começará a “quebrar” a gordura por energia.

Isso resulta na produção de moléculas chamadas cetonas que o corpo usa como combustível. Quando o corpo queima gorduras, também pode levar à perda de peso.

Existem vários tipos de dieta cetogênica, incluindo a dieta padrão e a dieta cíclica.

Neste artigo, explicamos os benefícios da dieta cetogênica, bem como seus riscos.

1. Suporta perda de peso

Foto Mulher Pesando na Balança - Por que a dieta cetogênica é boa para você?

A dieta pode ajudar a promover a perda de peso de várias maneiras, incluindo aumentar o metabolismo e reduzir o apetite.

Dietas cetogênicas consistem em alimentos que enchem uma pessoa e podem reduzir hormônios estimulantes da fome. Por esses motivos, seguir uma dieta cetogênica pode reduzir o apetite e promover a perda de peso.

Em uma meta-análise de 2013 de 13 diferentes ensaios clínicos randomizados, os pesquisadores descobriram que as pessoas que seguem dietas cetogênicas perderam 0.91 quilo a mais do que aquelas que seguem dietas com pouca gordura ao longo de 1 ano.

Da mesma forma, outra revisão de 11 estudos demonstrou que as pessoas que seguem uma dieta cetogênica perdem 2,26 quilos a mais do que aquelas que seguem dietas com pouca gordura após 6 meses.

2. Porque a dieta cetogênica melhora a acne?

A acne tem várias causas diferentes e pode ter ligação para uma dieta com açúcar no sangue em algumas pessoas.

A ingestão de uma dieta rica em carboidratos processados ​​e refinados pode alterar o equilíbrio das bactérias intestinais e fazer com que o açúcar no sangue suba e desça significativamente, o que pode afetar adversamente a saúde da pele.

De acordo com um estudo em 2012, diminuindo a ingestão de carboidratos, uma dieta cetogênica pode reduzir os sintomas da acne em algumas pessoas.

3. Pode reduzir o risco de certos tipos de câncer

Foto Câncer no Jornal - Por que a dieta cetogênica é boa para você?

Pesquisadores examinaram os efeitos da dieta cetogênica para ajudar a prevenir ou até tratar certos tipos de cânceres.

Um estudo descobriu que a dieta pode ser um tratamento complementar seguro e adequado para uso em conjunto com quimioterapia e radioterapia em pessoas com certos tipos de cânceres.

Isso ocorre porque causaria mais estresse oxidativo nas células cancerígenas do que nas células normais, causando sua morte.

Um estudo mais recente de 2018 sugere que, porque a dieta reduz o açúcar no sangue, também pode diminuir o risco de complicações com insulina.

A insulina é um hormônio que controla o açúcar no sangue que pode ter ligação com alguns tipos de cânceres.

Embora algumas pesquisas indiquem que a dieta cetogênica possa ter algum benefício no tratamento do câncer, os estudos nessa área são limitados.

Os pesquisadores precisam realizar mais estudos para entender completamente os benefícios potenciais da dieta na prevenção e tratamento do câncer.

4. A dieta cetogênica pode melhorar a saúde do coração

Foto Saúde do Coração - Por que a dieta cetogênica é boa para você?

Quando uma pessoa segue a dieta cetogênica, é importante que ela escolha alimentos saudáveis.

Algumas evidências mostram que a ingestão de gorduras saudáveis, como abacates em vez de gorduras menos saudáveis, como a gordura do porco, pode ajudar a melhorar a saúde do coração, reduzindo o colesterol.

Uma revisão de 2017 de estudos em animais e seres humanos em uma dieta cetogênica mostrou que:

Algumas pessoas experimentaram uma queda significativa nos níveis de colesterol total, lipoproteína de baixa densidade (LDL) ou colesterol ruim e triglicerídeos, e um aumento na lipoproteína de alta densidade (HDL) ou colesterol “bom”.

Altos níveis de colesterol podem aumentar o risco de doença cardiovascular. O efeito redutor de uma dieta cetogênica no colesterol pode, portanto, reduzir o risco de uma pessoa sofrer complicações cardíacas.

No entanto, a revisão concluiu que os efeitos positivos da dieta na saúde do coração dependem da qualidade da dieta. Portanto, é importante comer alimentos saudáveis ​​e nutricionalmente equilibrados enquanto segue a dieta cetogênica.

5. Pode proteger a função cerebral

Foto Função Cerebral - Por que a dieta cetogênica é boa para você?

Alguns estudos, como esta revisão de 2019, sugerem que as cetonas geradas durante a dieta cetogênica fornecem benefícios “neuroprotetores”, o que significa que eles podem fortalecer e proteger o cérebro e as células nervosas.

Por esse motivo, uma dieta cetogênica pode ajudar uma pessoa a prevenir ou controlar doenças como a doença de Alzheimer.

No entanto, são necessárias mais pesquisas sobre os efeitos de uma dieta cetogênica no cérebro.

6. Potencialmente reduz convulsões

A proporção de gordura, proteína e carboidratos em uma dieta cetogênica altera a maneira como o corpo usa energia, resultando em cetose. A cetose é um processo metabólico durante o qual o corpo utiliza corpos cetônicos como combustível.

A Fundação Epilepsia sugere que a cetose pode reduzir convulsões em pessoas com epilepsia – especialmente aquelas que não responderam a outros métodos de tratamento.

Mais pesquisas são necessárias sobre quão eficaz isso é, embora pareça ter o maior efeito em crianças com convulsões focais.

Uma revisão de 2019 apoia a hipótese de que uma dieta cetogênica pode ajudar pessoas com epilepsia. A dieta pode reduzir os sintomas da epilepsia por vários mecanismos diferentes.

7. Melhora os sintomas da SOP

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é um distúrbio hormonal que pode levar ao excesso de hormônios masculinos, disfunção ovulatória e ovários policísticos.

Uma dieta rica em carboidratos pode causar efeitos adversos em pessoas com SOP, como problemas de pele e ganho de peso.

Não há muitos estudos clínicos sobre dieta cetogênica e SOP. Um estudo piloto de 2005 examinou cinco mulheres durante 24 semanas.

Os pesquisadores descobriram que uma dieta cetogênica melhorou vários marcadores da SOP, incluindo:

  • perda de peso
  • equilíbrio hormonal
  • proporções de hormônio luteinizante (LH) e hormônio folículo-estimulante (FSH)
  • níveis de insulina em jejum

Uma revisão diferente dos estudos de 2019 constatou que uma dieta cetogênica teve efeitos benéficos para pessoas com distúrbios hormonais, incluindo SOP e diabetes tipo 2.

No entanto, eles também alertaram que os estudos eram muito diversos para recomendar uma dieta cetogênica como tratamento geral para a SOP.

Riscos e complicações se fazer uma dieta cetogênica

Foto Riscos e Complicações - Por que a dieta cetogênica é boa para você?

A dieta pode ter vários benefícios à saúde. No entanto, permanecer na dieta cetogênica a longo prazo pode ter um efeito adverso na saúde, incluindo um risco aumentado dos seguintes problemas de saúde:

  • pedras nos rins
  • excesso de proteína no sangue
  • deficiências minerais e vitamínicas
  • um acúmulo de gordura no fígado

A dieta do cetogênica pode causar efeitos colaterais adversos que muitas pessoas conhecem como ceto-gripe . Esses efeitos adversos podem incluir:

  • Prisão de ventre
  • fadiga
  • Baixo teor de açúcar no sangue
  • náusea
  • vômito
  • dores de cabeça
  • baixa tolerância ao exercício

Esses sintomas são especialmente comuns no início da dieta, à medida que o corpo se ajusta à sua nova fonte de energia.

Algumas populações devem evitar a dieta cetogênica, incluindo:

  • pessoas com diabetes dependentes de insulina
  • pessoas que têm distúrbios alimentares
  • aqueles com doença renal ou pancreatite
  • mulheres durante a gravidez e amamentação

As pessoas que tomam um tipo de medicamento chamado inibidor do cotransportador de sódio-glicose 2 (SGLT2) para diabetes tipo 2 também não devem seguir uma dieta cetônica. Este medicamento aumenta o risco de cetoacidose diabética, uma condição perigosa que aumenta a acidez no sangue.

Fique Atento

É importante discutir qualquer plano de dieta pretendido com um médico, nutricionista ou profissional de saúde confiável, especialmente para pessoas que estão tentando gerenciar um problema ou doença de saúde.

As pessoas que desejam iniciar a dieta devem procurar um médico e verificar se têm diabetes, hipoglicemia, doença cardíaca ou qualquer outra condição de saúde para garantir que a dieta seja um padrão alimentar seguro.

Lembre-se de que faltam estudos sobre os benefícios a longo prazo da dieta. Não está claro se a manutenção desta dieta por períodos mais prolongados é mais benéfica do que padrões alimentares menos restritivos.

Uma dieta cetogênica restringe ou limita severamente os carboidratos. No entanto, alguns carboidratos fornecem benefícios à saúde.

Para uma abordagem dietética menos restritiva, as pessoas devem consumir uma dieta que inclua uma variedade de carboidratos fibrosos e densos em nutrientes, como frutas e legumes, ao lado de fontes de proteínas nutritivas e gorduras saudáveis.

Por quanto tempo eu posso manter uma dieta cetogênica com segurança?

Há uma quantidade razoável de pesquisas apoiando os benefícios potenciais da dieta cetogênica, incluindo a regulação do açúcar no sangue para perda de peso.

No entanto, a maioria dos estudos ocorreram apenas em curtos períodos de algumas semanas ou meses.

Alguns estudos mostram os benefícios de seguir a dieta por períodos mais prolongados de até 2 anos.

No entanto, há uma falta de estudos explorando os possíveis efeitos colaterais de seguir uma dieta cetogênica por períodos mais longos.

Um estudo sobre a dieta

Um estudo recente que acompanhou 432.179 adultos acima de 25 anos associou a ingestão alta e baixa de carboidratos a um risco maior de mortalidade do que a ingestão moderada de carboidratos.

Especificamente, as pessoas que consumiram mais de 70% ou menos de 40% de calorias de carboidratos estavam em maior risco de mortalidade.

Embora seja provável que você perca peso ao seguir corretamente a dieta cetogênica a curto prazo, a pesquisa sugere que provavelmente não é a dieta mais saudável a seguir a longo prazo.

Se você quiser experimentar a dieta, talvez seja melhor limitar esse padrão alimentar a alguns meses, depois volte para uma dieta menos restritiva que você possa manter a longo prazo.

Não importa qual dieta você siga, lembre-se de consumir alimentos integrais e nutritivos.

"As informações que fornecemos em nosso blog, não se destinam a substituir a consulta por um profissional qualificado. Ao interagir com este blog, você concorda com o nosso aviso. O Blog OQueFazerParaEmagrecer.com não se responsabiliza por essas informações."

50 Maneiras de Você Perder Peso de Forma Natural e Saudável!

O tema deste E-book é sobre perder peso, mas também funciona como um guia sobre como viver um estilo de vida saudável. Este e-book vai mudar sua vida!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *